Em 1879, Bernardino António Nunes da Silva, nascido a 26 de Abril de 1857 em Cernache do Bom Jardim, iniciou a sua actividade comercial na Rua de Alcamim nº33 A-C em Elvas. Nesta mesma morada iniciou a venda de mercearias e quinquilharias.
Aquando da sua morte em 1917, a empresa mudou a gerência para o genro, António Augusto Painho casado com sua filha Isaura de Andrade Nunes da Silva.
Assim a empresa vendia então instrumentos musicais (devido à formação do proprietário no Conservatório Nacional de Lisboa), perfumes, livros para a infância, brinquedos, e era depositária de tabacos, assumindo a localização actual a 28 de Setembro de 1945.
Em finais dos anos 50, os comandos da mesma passaram para as mãos do seu filho, Mário Jorge da Silva Painho que, em conjunto com dois sócios, fundou a 20 de Fevereiro de 1957 a hoje denominada “Tabacaria Painho Lda”.
Á época tornou-se uma empresa pioneira em áreas de negócio diversificadas, como a monda química por avião, ou venda e fabricação de pesticidas para uso agrícola/combate a pragas, pregos, arame farpado, chumbo, etc.
Por imperativos legais, e uma adaptação às necessidades dos clientes, e aos novos desafios do século XX, algumas áreas foram extintas da sua carteira de negócios.
Iniciou então a venda de mobiliário de escritório, de electrodomésticos, (e assistência técnica dos mesmos ou pedidos externos) na loja hoje conhecida pela “loja dos brinquedos”, e na tão emblemática Tabacaria continuou a venda de tabacos, material fotográfico e brinquedos. Também introduziu o Butagaz, marca de gás embalado da Shell ,em Elvas , Campo Maior, e Arronches. Na publicidade, dirigida ao consumidor final, houve uma frase marcante: “ Butagáz , o gás da garrafa amarela que torna a sua vida cor de rosa”
Mário Painho foi um homem bastante dinâmico, e conhecido, não só na sua terra natal, Elvas, como em outras regiões nacionais e Extremadura Espanhola . A nível empresarial ganhou inúmeros prémios de mérito quer pelas fantásticas montras que criava quer pelas vendas efectuadas nos electrodomésticos e brinquedos. Participou na direcção do Cine São Mateus, e foi Presidente da Associação de Futebol de Portalegre – o primeiro não Portalegrense a ser eleito para tal cargo. Aquando do seu óbito a Associação de Futebol de Portalegre homenageou criando a Taça de Honra Mário Painho.
Após o seu falecimento em 12 de Dezembro de 1980, a gerência passou para as mãos da viúva Maria da Glória Painho e de seu filho Jorge Painho.
A 1 de Maio de 1998, foi inaugurada na Rua da Cadeia nº5 (antiga barbearia, e Tabacaria Central) a loja que hoje facilmente reconhecemos, com uma variedade de pequenos e grandes domésticos, enquanto que a da Rua de Alcamim se passou a dedicar exclusivamente ao fantástico mundo dos brinquedos. Loja única na região teve enorme sucesso na altura permitindo a sua continuidade até aos dias de hoje.
Em 1991 com o actual gerente – Jorge Painho – a empresa iniciou a venda de ar condicionado, da marca Sanyo, actividade que mantem até aos dias de hoje.
Em Dezembro de 2011 , foi inaugurada a loja exclusiva de grandes electrodomésticos permitindo assim uma maior amostragem dos produtos, tendo um sala dedicada a fornos, placas de encastre e chaminés, assim como uma outra sala de electrodomésticos de livre instalação.
2012 foi o ano em que sua filha, Laura Painho, se juntou à equipa.
Somos uma empresa com passado , que escreve a sua própria história , marcando o presente num redescobrir contínuo e constante de evolução para melhor poder “servir” o cliente, num misto de histórias e memórias.