Nova Classificação Energética dos Eletrodomésticos

por 21 Set 2020Atualidade

No dia 1 de Março de 2021 , a etiqueta energética que define, e informa , sobre o consumo energético de vários bens, como máquinas lavar roupa, máquinas de lavar loiça, frigoríficos , etc., vai alterar. Estamos habituados a encontrar as classificações de A+ ou A+++, mas este tipo de classificação termina no dia 28 de Fevereiro de 2021. A nova classificação energética assenta em critérios diferentes daqueles que serviram de base á anterior classificação.

No dia 1 de Março entra em vigor a nova etiqueta , aqui lhe deixamos alguns dos critérios que estiveram na base de tal:

  1. Novos itens de desempenho são reflectidos na nova etiqueta, em que o factor ecológico é mais rigoroso , e os métodos utilizados nos ensaios também são mais rigorosos.
  2. A classificação de A a G foi decidida pelo legislador europeu , deixando de existir assim as classificações A+ a A+++.
  3. Ao existirem novas classificações o legislador europeu espera que os desempenhos sejam melhorados. Ao melhorar os desempenhos estamos a proteger a nossa casa comum , o planeta Terra .
  4. Ao encontrar um produto com classificação D ou E , poderá eventualmente ter uma correspondência á antiga classificação energética A+++ .
  5.  A Classe A de momento fica sem ser ocupada , fica em branco , pois o legislador espera por parte dos fabricantes investigação e desenvolvimento de bens ainda mais eficientes.

Aqui lhe deixamos alguns exemplos comparativos da anterior e da futura classificação. Clique na imagem para abrir o respetivo PDF.


Fonte: AEG